Andar em bicos de pés é um padrão observado quando as crianças pequenas começam a andar, pois os seus sistemas vestibular (equilíbrio e movimento) e propriocetivo (consciência corporal) ainda em desenvolvimento para que a criança seja capaz de andar sem apoio.
Se ao longo do desenvolvimento a criança continuar a andar em bicos de pés, pode ser um sinal relacionado com alterações no desenvolvimento físico e/ou neurológico.
Algumas crianças que continuam a andar de bicos de pés com frequência após os 2 anos podem apresentar sinais como:
- Baixo tónus muscular (os músculos parecem fracos) nos músculos do tronco. Quando estes músculos estão fracos, as crianças tendem a usar o padrão de bicos de pés para receberem maior feedback sensorial;
- Quando avaliadas podem apresentar imaturidade no desenvolvimento motor global e na integração visuo-motora;
- Alterações no processamento e modulação sensorial (resposta aumentada ou diminuída relativamente às informações táteis, vestibulares e propriocetivas), o que dificulta a coordenação adequada dos movimentos;
Os pais devem procurar uma avaliação de processamento sensorial caso de notem que a criança continua a andar frequentemente em bicos de pés, principalmente após os 2 anos de idade. Devem consultar um terapeuta ocupacional e um fisioterapeuta para avaliação dos fatores que estão a causar o comportamento de andar em bicos de pés e quais as opções de intervenção para minimizar o comportamento e as possíveis alterações físicas resultantes.
Outros artigos relacionados.
Gostei muito dessa matéria 😺 muito instrutiva obrigada