O meu bebé ainda não diz nenhuma palavra! Será que devo procurar ajuda ou devo aguardar?
Antes de uma criança começar a falar, treinamos todas as estruturas e funções que são necessárias para a produção da fala, por isso funções como o respirar, sucção ou mastigar são muito importantes para o desenvolvimento da fala e se estiverem alteradas podem condicionar também o harmonioso desenvolvimento da fala.
Ao contrário do que muitas vezes é sugerido, podemos recorrer a um Terapeuta da Fala, mesmo quando ainda não sabemos falar, pensar que este tipo de terapia só se aplica a crianças que já falam, é um erro, se a criança tem dificuldades em mastigar ou a fazer uma boa sucção, devemos pedir uma avaliação por um Terapeuta da Fala.
Será que devo esperar que “dê o clique”?
É fundamental a intervenção precoce, pois esta ajuda a prevenir problemas que podem comprometer uma aprendizagem saudável, um normal desenvolvimento, uma comunicação eficaz assim como a qualidade de vida das pessoas.
É verdade que cada criança tem o seu ritmo, nos entanto existem marcos do desenvolvimento aos quais os pais devem estar atentos.
Se o bebé entre os zero meses e um ano:
- Não reconhece a voz da mãe a partir do primeiro mês;
- Apresenta dificuldades na sucção;
- Apresenta dificuldades na introdução alimentar de novos alimentos e texturas;
- Aos 6 meses não repete sons ou balbucia;
- Com 1 ano não chama os pais pelo nome (papá/mamã), nem reconhece algumas palavras;
E se aos dois anos não diz pelo menos 50 palavras e não reconhece o nome de objetos;
O meu bebé apresenta alguns destes sinais, o que fazer?
Então, se verificar alguma alteração nestes domínios, é importante recorrer a ajuda de um especialista: o terapeuta da fala.
Existindo alguma destas alterações a criança deve começar o mais cedo possível a intervenção, pois as crianças que têm a terapia da fala cedo, tendem a ter melhores resultados do que as que começam mais tarde e é possível prevenir outras dificuldades que possam surgir.
Para saber quando deve procurar um terapeuta da fala para cada faixa etária, consulte aqui no site carregando aqui.

