As crianças passam por diversos estádios de desenvolvimento.
A par com o desenvolvimento físico, a psique da criança vai sendo construída ao longo do tempo.
Esta construção é influenciada pela genética e pelas experiências de relação que a criança vai tendo ao longo do seu desenvolvimento.
É muito comum, em alguns destes estágios, haver mais dificuldade em resolver e aprender o que há para aprender e aí, a criança começa a demonstrar alguma desorganização, a qual pode ser visível através de perturbações de comportamento ou de dificuldades de aprendizagem, ou pode ser menos perceptível, através de inibições e dificuldades no relacionamento com os outros.
Normalmente é durante a escolaridade que começam a ser mais visíveis estas dificuldades demonstradas pelas crianças.
Qual o papel da psicologia infantil? para que serve?
É importante que os cuidadores destas crianças, olhem para estes sintomas com olhos de amor e reconheçam que não são mais que pedidos de ajuda da biologia da criança.
Se a criança tem problemas de comportamento e de relação, quer por ser desafiante e opositora, quer por ser demasiado inibida, é apenas sinal que está a ter dificuldades em alguma fase do seu desenvolvimento.
É aqui que a Psicologia Infantil tem um papel fundamental.
Um Psicólogo bem treinado vai facilmente perceber em que fase de desenvolvimento a criança se encontra e como fazer para a ajudar a resolver o que ela tem para resolver.
Um trabalho terapêutico atempado desbloqueia rapidamente estas questões e a própria criança tem a fabulosa capacidade de continuar o seu desenvolvimento de uma forma harmoniosa.
Se a criança não tem esta ajuda para desbloquear o que precisa para a continuação do seu desenvolvimento, os seus sintomas vão piorando podendo mesmo criar um quadro mais complexo de Conduta Desafiante Opositora ou outros.
É importante olhar-se para estes sintomas como pedidos de ajuda da biologia da criança, sinais que vão sendo cada vez mais desadequados se não forem atendidos.
Em Psicoterapia Infantil, e na relação com um terapeuta experiente, todas estas situações podem ser resolvidas.
O trabalho do Psicólogo, passa por identificar o que se passa com a criança e estabelecer uma relação com esta em consulta, onde através de brincadeiras, conversas, limites, desenhos, etc., são desbloqueadas as dificuldades que a criança apresenta.
Neste trabalho é fundamental o envolvimento dos pais que em casa devem seguir as prescrições do terapeuta sobre a forma de se relacionarem com a criança.
Veja como a sua criança está e o que ela precisa para se desenvolver da melhor forma.
Marque uma Avaliação Infantil Diagnóstico de Desenvolvimento Infantil à sua criança.
Encare isso como fazer umas análises rotineiras ao seu filho, mas em vez de ser umas análises ao sangue, trata-se de uma análise às suas emoções e ao seu funcionamento psicológico.
Destinatários:
- Dificuldades de relacionamento e comunicação;
- Apatia;
- Comportamento opositor, desafiante ou agressivo;
- Hiperatividade;
- Dificuldades de aprendizagem;
- Terrores noturnos (pesadelos);
- Dificuldade no controlo dos esfíncteres;
- Ou outras dificuldades do foro emocional;