Blog

Bebé Boca

Em que idade é normal levar tudo à boca?


Por volta dos 5-6 meses de idade, os bebés tendem a levar tudo que está ao seu alcance à boca (chaves, brinquedos, os pés). Esta exploração oral tem vários benefícios para o desenvolvimento.

Que benefícios pode para as crianças ter levar coisas à boca?

– Os bebés aprendem sobre o mundo ao seu redor utilizando todos os seus sentidos, pois tudo é muito novo e deve ser intensamente explorado, o que inclui usar a boca (gosto);

– Promove um exercício para a musculatura oral (importante para os preparar para a mastigação da comida e para articularem sons). Ao levar à boca e morder ou mastigar objetos permite que a língua, os lábios, as bochechas e a mandíbula “aprendam” a mover-se de forma coordenada;

– Promove a experiência de diferentes texturas e sensações para que se tornem familiares para a criança, o que encoraja a transição de comidas líquidas/pastosas para sólidas;

– É uma forma de o bebé se acalmar e se regular;

 

É normal levar tudo à boca? Devo deixar?

Portanto, levar tudo à boca é uma fase normal do desenvolvimento infantil e deve ser encorajado, entretanto deve-se ter atenção para encorajar o uso de objetos seguros para serem mastigados, como mordedores.

Destaca-se que nem todas as crianças passam por essa fase, mas se a criança tiver dificuldade na transição de comida pastosa para sólida, deve procurar uma avaliação terapêutica de alimentação para verificar sensibilidade oral ou atraso no desenvolvimento motor oral.

 

Até quando é normal a criança levar tudo à boca?

O tempo de duração desta fase de exploração oral é variável e pode durar mais para algumas crianças. Geralmente aos 2 anos as crianças já começaram a usar os dedos para explorar os objetos e, consequentemente, aos 3 anos de idade espera-se que deixem de levar os objetos à boca.

No caso da criança ter mais de 3 anos e meio ou 4 e ainda levar tudo à boca inclusive os dedos com frequência, deve ser encaminhada para avaliação terapêutica.

Criança Boca

Deixe um comentário

1 Comentário

  1. Muito preocupada, meu netinho vai fazer 4 anos em outubro e eu vivo contante alerta ele come tudo que aparece,pedras,areia,giz de cera,moedas, botões, missangas e por aí vai…..