Mas se a criança até fala bem precisa de um Terapeuta da Fala para as dificuldades de leitura e escrita?
Muitas vezes os pais nos questionam o motivo de terem sido encaminhados para avaliação em terapia da fala com base nas queixas de leitura e escrita da criança.
Aprender a ler e escrever é um processo complexo que entre outras competências requer uma base estável de desenvolvimento de linguagem. Os diferentes domínios da linguagem são alicerces para a aprendizagem do código alfabético, para a compreensão de material escrito e para a utilização da escrita como meio de comunicação.
Mas afinal a linguagem é diferente de fala?
Sim. O conceito de linguagem refere-se ao processo de interação entre as pessoas, aos mecanismos usados para transmitir nossas ideias, sentimentos e informações. Já a fala é a forma como o indivíduo comunica oralmente. Está diretamente relacionada com a língua.
A criança pode falar bem e ter dificuldades na linguagem?
Sim, um desenvolvimento de linguagem comprometido, vai necessariamente afetar o processo académico da criança, pelo que a intervenção do terapeuta da fala será necessária como membro da equipa de trabalho com as crianças com dificuldades na leitura e escrita.
O que poderá estar a contribuir para as dificuldades na leitura e escrita?
Além das necessidades linguísticas, podem também estar presentes dificuldades no processamento auditivo central com impacto nas competências de leitura e escrita da criança, pelo que nesta situação é solicitada a intervenção de um terapeuta da fala com formação especifica em processamento auditivo central.
Onde posso saber mais informações sobre este assunto?
Para mais informações sobre as perturbações da leitura e escrita, sinais de alerta e diagnósticos diferenciais, sugerimos que consulte a página da Terapia da Fala


