Uma das melhores formas de perceber como está o desenvolvimento da sua criança é através das suas competências de comunicação e linguagem.
Muitos estudos indicam que quanto mais for estimulado o desenvolvimento da linguagem nos primeiros dias pelos pais, melhor serão as competências da criança para a alfabetização e comunicação no futuro.
É importante para acompanhar o desenvolvimento destas competências saber o que esperar do desenvolvimento normal de linguagem.
Até aos 6 meses: nesta idade os bebés comunicam principalmente através do choro e expressões faciais. O Bebé é capaz de responder ao nome, virar a cabeça em direção à voz do adulto e estabelece contato visual. Começa a emitir vozes com diferentes entoações. Perto dos 6 meses começa a fazer turnos comunicativos (revezar a conversa).
Aos 12 meses: o bebé está ciente do efeito que a fala dele tem no adulto. Começa a usar a voz para balbuciar e pode começar a usar algumas palavras (ou partes de palavras), com mais significado à medida que se aproxima de um ano de idade.
Aos 18 meses: o bebé tem um vocabulário de aproximadamente 20 palavras (principalmente nomes de brinquedos e pessoas que ele conhece bem) e continua a desenvolver sua linguagem repetindo palavras ou frases que os adultos disserem. Ele deve ser capaz de seguir algumas instruções simples, como “coloca na caixa”. Diz os sons correspondentes às vogais que deverá adquirir até esta idade.
Aos 2 anos: o seu vocabulário cresce para cerca de 300 palavras. Começa a juntar frases curtas, com reduzida fluência. Pode usar algumas preposições como no, na; assim como alguns pronomes como eu, tu, mas nem sempre usa apropriadamente. Entre os 18 e os 24 meses aprende a produzir os seguintes sons: “o”, “p”, “b”, “m”, “t”, “d”, “n”, “nh”, “k”, “g”, “v”, “f”.
Aos 3 anos: pode usar pronomes corretamente e começa a experimentar o uso de tempos verbais, mas nem sempre acerta. Cerca de 90% do que a criança diz nesta idade é correto e percetível. Tem um vocabulário de cerca de 1000 palavras, predominantemente composto por verbos. Entende e pode responder a perguntas simples e começa a ter lógica. Entre os 2 e os 3 anos começa a produzir os sons “z”, “s”, “j”, “ch”. E até aos 3 anos e meio já deverá ter domínio dos sons todos descritos anteriormente.
Aos 4 anos: a criança deve ser capaz de nomear e apontar todas as partes de seu corpo, animais, cores, formas simples e objetos familiares em livros ou revistas. A criança deverá dominar a maioria dos sons de vogais, assim como já deverá conseguir produzir o som do “i” e do “r” (competência desenvolvida entre os 3 e os 4 anos). A criança nesta idade deverá conversar sem parar sobre o que está a fazer quando se envolve em brincadeiras de faz de conta.
Aos 5 anos: a criança deverá usar palavras descritivas com facilidade e tudo o que diz deve ser completamente percetível. Aos 5 anos já deverá produzir o som “lh” e o “r”. A criança pode juntar frases até 9 palavras e geralmente é capaz de seguir instruções com 3 comandos verbais. A criança já deverá dominar conceitos de tempo, números (até 10, às vezes mais), opostos e tamanhos. Deverá saber o seu próprio nome, idade, morada e número de telefone.
Entre os 5 e os 6 anos: deverá dominar os sons “pl”, “bl”, “tl”, “kl”, “gl”, “fl”, “pr”, “br”, “tr”, “dr”, “kr”, “gr”, “fr”, “vr”).
Os guias fornecidos acima são apenas diretrizes. Todas as crianças são diferentes e podem apresentar ritmos ligeiramente diferentes destes. Se estiver preocupado com o desenvolvimento da linguagem do seu filho, pode falar com um neuropediatra ou com um terapeuta da fala que o poderá orientar.