A audição:
O Departamento de terapia da fala do Happy Child sugere que fique em casa … a ouvir…
A audição é um dos cinco sentidos que se desenvolve in útero e que assume um papel importante na aquisição e desenvolvimento da linguagem.
Processo de avaliação da criança:
Sempre que uma criança inicia intervenção em terapia da fala, deve ser feito o encaminhamento para a avaliação por parte de um audiologista e/ ou otorrinolaringologista com vista a aferir se as estruturas periféricas do sistema auditivo estão preservadas. Estas são fundamentais para que a criança consiga percecionar os traços distintivos inerentes aos fonemas da sua língua.
Possíveis causas da perda de audição:
A investigação tem demonstrado que uma das causas mais frequentes de perda auditiva na criança são as otites serosas. Esta é uma perda auditiva de condução por acumulação de líquido no canal auditivo.
Assumem um impacto ligeiro a moderado, que pode limitar o desenvolvimento linguístico da criança, nomeadamente no domínio fonológico.
Contrariamente ao que acontece na otite média aguda, as otites serosas não apresentam outra sintomatologia associada, razão pela qual são muitas vezes negligenciadas e dado o seu evoluir, muitas vezes difíceis de detetar. A criança passa a aceder de forma intermitente ao som que a rodeia.
Audição e Processamento Auditivo, conceitos distintos mas complementares:
A investigação também tem demonstrado que ouvir é muito mais que receber som, é analisar o som que se recebe. Além de ouvir o som é necessário perceber que este existiu, qual a sua origem, que tipo de som é, quais as suas características (frequência, duração e intensidade), se é algum som conhecido ou que nos faça ficar em alerta, mesmo na presença de sons competitivos (processamento auditivo) .
É neste contexto que o departamento de terapia da fala do Happy Child recomenda que dedique algum tempo a ouvir:
Sugestão de atividade de processamento auditivo:
Vá com o seu filho até à janela/varanda fechem os olhos e identifiquem:
- Que sons conseguem ouvir;
- Onde está o som;
- Para que lado vai o som;
- quantas vezes conseguiram ouvir o mesmo som;
- Podem também fazer jogos de escondidas onde tem de identificar um brinquedo sonoro que não conseguem ver;
- Ou construir lotos de sons com embalagens de iogurtes, nas quais colocam objetos com diferentes sons para associarem os iguais.

