Blog

Criança vestir

Como tornar a rotina de se vestir antes de ir para a escola menos desafiadora para a criança?


Como é que as dificuldades de processamento sensorial podem estar ligadas à resistência da criança ao vestir determinadas roupas?

Muitas crianças com dificuldades no processamento sensorial, principalmente aquelas com hipersensibilidade tátil, podem apresentar resistência no vestir. Geralmente estas crianças sentem as sensações das etiquetas e de alguns tecidos de forma muito mais intensa no corpo não sendo fácil para elas habituar-se a estes estímulos.

Neste sentido, podem resistir a vestir-se, o que pode tornar o processo de sair de casa pela manhã muito desafiador. A criança pode levar algum tempo até aceitar vestir-se para ir para a escola o que pode gerar atrasos e stress logo no início do dia, tanto para a criança como para os pais.

Roupa

 

Dica do dia:

A equipa de terapeutas do Centro Happy Child, apresenta algumas dicas para tornar esta rotina mais divertida e menos desafiadora/frustrante para as crianças e para os pais:

  • Fale com a criança sobre o tempo / clima na noite anterior antes de ir dormir e peça que a criança escolha as roupas que pretende usar de acordo com o clima.
  • Use o secador de cabelos durante alguns segundos para aquecer a roupa antes de a colocar na criança, pois assim estará a promover uma sensação quente e reconfortante no corpo da criança.
  • Dê-lhe um abraço bem apertado ou faça uma massagem forte antes de colocar as roupas.
  • Livre-se de expectativas sobre o modo como a acriança se veste. Ao impor as nossas expectativas criamos mais pressão na criança e a criança sente menos controlo o que gera mais stress.
  • Dê à criança opções limitadas na escolha das roupas para que possa sentir algum controlo na escolha. Ou seja, deixe que seja ela a escolher a roupa que quer, dentro das 2 a 3 opções escolhidas por si.
  • Ter sempre em conta que a criança não tenha frio ou calor excessivos, permitindo que  tenha algum poder de escolha.

Deixe um comentário