A transição para atividades e ambientes sensoriais novos pode ser extremamente desafiadora para as crianças e pais de crianças com dificuldades de processamento sensorial.
Por vezes, para estas crianças, algumas atividades novas que deveriam ser uma fonte de alegria e diversão, tornam-se um pesadelo quando a criança se vê em situações inesperadas ou que a sobrecarregam, especialmente em algumas situações do dia a dia como ir a restaurantes, piscinas, praia, supermercados. Isto pode dever-se ao ruído, iluminação, aglomeração de pessoas, e elementos sensoriais novos, que são mais difíceis de lidar para a criança.
Esta situação ocorre principalmente quando a criança não tem tempo para se ajustar à ideia de que vai fazer uma atividade ou vai a um lugar com características sensoriais nova/ diferentes e que podem ser desafiadoras para ela.
A equipa de terapeutas ocupacionais especializados do Centro Happy Child recomenda:
– Planeamento e preparação são essenciais para crianças com dificuldades de processamento sensorial;
– A previsibilidade ajuda a criança a sentir-se mais segura;
– Criar um planeamento claro do que é esperado;
– A criança precisa saber antecipadamente que irá visitar um lugar novo ou desafiador para ela;
– É essencial informar o que, onde, quando e com quem algo vai acontecer;
– Avisos prévios dão à criança uma estruturação que a permitem confiar e sentir-se confortável;
– Com um bom planeamento, os pais têm mais tempo para trabalhar com a criança na melhor abordagem para atividades e ambientes sensoriais novos ou desafiadores;