A Voz é uma ferramenta fundamental e pessoal, intrínseca a cada pessoa. Com as suas particularidades e inflexões, podemos inferir características emocionais do nosso interlocutor (está nervoso, feliz ou até doente).
Sabia que são indicados cuidados de saúde e higiene vocal diária para os profissionais da voz, como os professores? O mesmo poderá ser aplicado a cada um de nós para que mantenhamos uma boa saúde vocal.
Nas crianças muitas vezes surgem disfonias (alterações da voz) decorrentes de maus usos e abusos vocais (por exemplo gritos frequentes). No dia mundial da voz não poderíamos deixar de referir alguns cuidados que devemos ter com a nossa voz…Pequenos cuidados que podem ter um grande impacto na saúde vocal de “pequenos e graúdos”:
- Hidratação frequente – beber água ao longo do dia, especialmente em atividades em que a utilização da voz é maior;
- Evitar bebidas muito quentes ou muito frias;
- Evitar bebidas gaseificadas;
- Falar pausadamente e articular corretamente as palavras;
- Utilizar um suporte respiratório abdominal que favoreça a projeção vocal e previna o acumular de tensões na zona cervical;
- Não gritar;
- Não falar durante muito tempo seguido ou em esforço respiratório;
- Não falar durante o desempenho de atividades desportivas.
Acrescentamos ainda, que se identificar uma mudança persistente na sua voz (rouquidão, aspereza, dificuldade em fazer-se ouvir…) deve consultar um médico otorrinolaringologista que será o profissional indicado para a avaliação da situação. Após a consulta médica, caso seja necessária reabilitação deverá procurar um terapeuta da fala.
Para os mais pequenos recomendamos que assistam ao vídeo a fábrica da voz:
Departamento de Terapia da Fala